Questões resolvidas de Ciências Humanas e Sociais

QUESTÕES RESOLVIDAS:

1 - Pode-se afirmar que ao longo dos anos ocorreu um processo expansivo de proteção dos direitos dos homens, as chamadas gerações ou dimensões de direitos fundamentais. Nesse sentido, é considerado um direito fundamental de primeira geração:

A) o meio ambiente saudável.
B) a liberdade.
C) a solidariedade.
D) a saúde.
E) a convivência harmoniosa entre os povos.


Comentário: É considerado um direito fundamental de primeira geração a liberdade, pois está diretamente relacionado às conquistas individuais frente ao Estado, assegurando ao cidadão a autonomia de expressão, pensamento, religião e locomoção. Esses direitos surgiram com os ideais liberais, especialmente a partir das revoluções burguesas dos séculos XVII e XVIII, e visam proteger o indivíduo contra abusos do poder estatal, garantindo-lhe um espaço de atuação livre e inviolável.





2 - Podemos caracterizar os Direitos Humanos como universais, interdependentes e indivisíveis. Sobre essas características, assinale a alternativa correta:

A) Os direitos são indivisíveis pois não podem ser aceitos por um só país. Para que ele funcione, é necessário que todos estejam comprometidos legalmente.
B) Quando falamos que os Direitos Humanos são universais, signi�ca dizer que eles foram aceitos e são aplicados em todos os países do mundo;
C) A interdependência dos Direitos Humanos significa que, ao aceitar a Declaração, os países se tornam interdependentes e precisam apoiar economicamente e politicamente;
D Direitos Humanos devem ser contextuais, nunca sendo entendidos como efetivamente universais.
E) Dizer que os direitos são interdependentes significa que todos precisam ser garantidos ao mesmo tempo e nenhum é mais importante que o outro

Comentário: Dizer que os direitos são interdependentes significa reconhecer que todos os direitos fundamentais estão conectados e se complementam, sendo indispensável que sejam garantidos simultaneamente para que se efetivem plenamente. Nenhum direito deve ser considerado superior ou inferior ao outro, pois a violação de um pode comprometer a realização dos demais. Essa inter-relação reforça a necessidade de uma abordagem integral e equilibrada na promoção e proteção dos direitos humanos.


3 - (FUNCAB / 2012) Zygmunt Bauman reflete sobre a liquidez dos laços na sociedade pós-moderna. De acordo com o autor, podem-se caracterizar as relações sociais como:

A) Transitórias, superficiais e impessoais, cujas associações ocorrem com base em propósitos muitas vezes limitados e instrumentais.
B) Pessoais, com uma predominância nos contatos sociais primários.
C) Totalmente afetivas e homogêneas.
D) Individualistas e afetivas.
E) Instrumentais, a fim de suprir a necessidade cotidiana, pois os indivíduos necessitam preservar seus bens pessoais.

Comentário: Zygmunt Bauman reflete sobre a liquidez dos laços na sociedade pós-moderna. De acordo com o autor, as relações sociais podem ser caracterizadas como transitórias, superficiais e impessoais, estabelecidas com base em propósitos frequentemente limitados e instrumentais. Essa fragilidade dos vínculos reflete a instabilidade típica do mundo contemporâneo, marcado pela constante mudança e pela efemeridade das conexões humanas.


4 - (FUNCAB / 2012) "A suspeita em relação aos outros, a intolerância face à diferença, o ressentimento com estranhos e a exigência de isolá-los e bani-los, assim como a preocupação histérica, paranoica com a "lei e a ordem", tudo isso tende a atingir o mais alto grau nas comunidades locais mais uniformes, mais segregadas dos pontos de vista racial, étnico e de classe." Esta frase é atribuída a:

A) Gilles Deleuze, sobre a sociedade moderna.
B) Michael Foucault, a respeito da sociedade de controle e consumo.
C) S. Freud,emseu artigo denominado "Oestranho".
D) Zygmunt Bauman,emtexto sobre a globalização.
E) Karl Marx, em explicação visionária a respeito da "agorafobia" atual.


Comentário: A frase atribuída a Zygmunt Bauman, em texto sobre a globalização, expressa uma crítica contundente à tendência das comunidades homogêneas em desenvolverem atitudes excludentes e hostis em relação à alteridade. Segundo Bauman, quanto mais uma comunidade se fecha em sua uniformidade — seja racial, étnica ou de classe —, maior é sua propensão ao medo do outro, à intolerância e à construção de muros simbólicos e reais. Esse comportamento é intensificado em contextos de globalização, onde a circulação de pessoas, culturas e ideias desafia as fronteiras tradicionais e provoca insegurança nas identidades locais. Bauman observa que, paradoxalmente, em um mundo cada vez mais interconectado, cresce também o impulso por isolamento e controle, alimentando discursos de ódio e políticas de exclusão. Além disso, ele alerta que essa busca por segurança total através da rigidez e da homogeneidade é ilusória e insustentável, pois ignora a complexidade e a inevitável diversidade do mundo contemporâneo.

Nenhum comentário: