Cinco países que poderão sumir do mapa




 Sabe-se que o efeito estufa causado pela poluição emitida por nós vai mudar o mundo como conhecemos, espécies desaparecerão e o mar subirá se nada for feito. Hoje já se pode sentir os primeiros efeitos, furacões têm aumentado de força e intensidade e o mar tem avançado sobre os continentes.

O mar está subindo tanto em algumas partes do mundo que invade as praias, derruba casas, destrói plantações e contamina as fontes de água potável. Presidentes de países insulares já planejam a evacuação da sua população considerando a hipótese de comprar terras em outras nações para refugiar seu povo sem pátria. Alguns desses países já estão praticamente condenados a submergir nas águas. São eles:







Tuvalu, O Titanic em forma de ilha

Foi divulgado que Tuvalu é o país que menos polui, apesar de ser um dos primeiros que vai sofrer com os danos causados pelo aquecimento global. O governo planeja evacuar a população para a Austrália ou Nova Zelândia, mas teme o povo perca a sua identidade cultural ao se mudar para outro país.


As praias tuvaluanas são cobertas de areias finas e palmeiras. Grande parte das ilhas não passam dos 7 metros de altura.
"Temo que estamos todos nós a bordo do ''Titanic'' e que está afundando", disse Ian Fry, delegado de Tuvalu na COP15.




Maldivas, a dois metros de ser tragada

Maldivas tem o recorde mundial de ser o país com a mais baixa altitude do mundo, o ponto mais elevado está à 2,3 metros do nível do mar, e a altitude média do país é de 1,5 metros e a maioria do território habitado está apenas a um metro de altitude. O país se encontra no oceano Índico ao Sul da Índia e Sri Lanka e é constituido por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas.


Malé, a capital de Maldivas  está a 90 centímetros do nível do mar e tem 100 mil pessoas.




Palau, beleza natural ameaçada


 República de Palau é parte das ilhas carolinas e consiste em oito ilhas principais e mais de 250 ilhotas e atóis, localizadas a oeste dos Estados Federados da Micronésia, entre o Mar das Filipinas, a norte e a Indonésia e Nova Guiné, a sul.



  As ilhas Palau têm uma beleza natural estonteante, são internacionalmente conhecidas como um paraíso para os mergulhadores: costas escarpadas, recifes de coral e água translúcida, com variada fauna marinha. Há vários pontos interessantes, entre eles o Lago de Medusas, onde milhares de minúsculas medusas flutuam compassadamente.



4 - Vanuatu, vai ser necessária uma Arca de Noé

  Situado na Oceania, nas ilhas da Melanésia está Vanuatu, composta de 83 ilhas cuja origem é na maioria das vezes é vulcânica.


A vegetação das ilhas é do tipo tropical úmido, as espécies de plantas são inumeráveis, destacam as orquídeas e os bosques de hibiscos.
Na fauna destacam a raposa voadora, o morcego das frutíferas e os ratos, que abundam no Pacífico todo. Há algumas espécies de pássaros interessantes, tartarugas, lagartos, cobras, o dugong, o estorninho da montanha, a pomba de Santa Cruz, o petrel das tormentas e o rorcual azul.


5 - Fiji, beleza intocada (até agora)

arquipélago de Fiji consiste de 322 ilhas, um terço das quais são desabitadas.






As duas ilhas maiores são Viti Levu e Vanua Levu, que possuem 85% da área de terra do país. A terceira em tamanho é Tavauni, com belíssimas florestas tropicais e lindas cascatas. A capital, Suva, se encontra ao sul de Viti Levu, conhecida como Ilha Mãe.


As Ilhas Fiji são um dos mais fascinantes paraísos do Pacífico Sul, com mais de mil e um recifes de corais, águas transparentes e praias a perder de vista. Grande destino turístico não perdeu a sua autenticidade: a natureza do arquipélago permanece imaculada assim como a exótica cultura do seu povo. Além disso tem espécies endêmicas maravilhosas como a Iguana de Fiji e o Gavião de Fiji.
Fiji é um mundo à parte.






BÔNUS  - Bangladesh


Bangladesh tem sido afetado por enchentes cada vez mais intensas e está prestes a ser afetado por um enorme desastre ecológico.
Se os ambientalistas estiverem certos, Bangladesh pode perder até 25% da sua área costeira inundada pelos oceanos.





Gostou? Elogie!
Não gostou? Critique!
Discorda do que foi dito? Dê a sua opinião!
Gostou muito? Elogie, dê sua opinião e Volte sempre!

2 comentários:

Anônimo disse...

totalmente excelente! pra que visitar a europa se eu posso ir pra essas praias belissimas~~

Anônimo disse...

Do que adianta você queres visitar essas ilhas, se o assunto se trara do AQUECIMENTO GLOBAL? Você deveria se preocupar com isto.

Obrigado, e vamos ajudar o meio ambiente!