O povoado mais isolado do mundo

 O arquipélago habitado mais remoto no mundo é Tristão de Cunha, no sul do Oceano Atlântico, anexada pelo Reino Unido no século XIX. Lar de 272 pessoas que compartilham oito sobrenomes, seus habitantes sofrem de doenças hereditárias como asma e glaucoma devido aos casamentos entre pessoas de parentesco próximo. 

 O arquipélago não possui aeroporto, possuindo apenas um pequeno porto pesqueiro. Os serviços de telefonia (telefones fixos, celulares e internet) só estão disponíveis através dos sistemas de comunicação via-satélite. Não há nenhuma emissora ou retransmissora de televisão na ilha, existindo apenas um único canal de recepção via-satélite das Forças Armadas do Reino Unido (BFBS TV). Há apenas uma estação de rádio na ilha e um único jornal impresso.

O primeiro colono permanente foi Jonathan Lambert, de Salem, Massachusetts, que chegou às ilhas em 1810. Declarou-as suas propriedade e renomeou-as Ilhas do Refresco (Refreshment). A sua soberania foi curta, pois morreu num acidente marítimo em 1812. Contudo, a grande riqueza que conseguiu com a venda de óleo de leão marinho a navios de passagem está, supostamente, ainda escondida em algum lugar da ilha de Tristão da Cunha, se quiser pode ir caçar o tesouro, a entrada de estrangeiros está permitida desde 2003.




Nenhum comentário: