Cleópatra era feia?



 Sempre interpretada por belas atrizes no cinema como Elizabeth Taylor e Claudette Colbert, Cleópatra sempre foi tida como um símbolo de beleza, mas uma moeda de prata de 32 a.c. mostra que ela não era assim tããããããão bela.





 Depois de tornar-se amante de Marco Antônio, um dos governantes de Roma, (os dois tiveram três filhos: Cleópatra Selene, Alexandre Hélio e Ptolomeu Filadelfo), o casal começou a forjar sua própria subdivisão do Império Romano, controlando o Egito, Chipre, a Síria e outras regiões do leste do Mediterrâneo.

 Quem não gostou nada disso foi Otávio, sobrinho-neto e herdeiro de César. Decidido a se tornar o único senhor do Império Romano, ele derrotou os exércitos de Marco Antônio, levando o general e Cleópatra ao suicídio no ano 30 a.C. Ele também ordenou a morte do jovem Cesárion - teria dito "Há Césares demais por aqui" - e se tornou o primeiro imperador romano, conhecido futuramente como Augusto.

 A maioria dos escritores da Antigüidade, apesar dessa série impressionante de conquistas, não enfatiza a beleza da rainha. Dão mais destaque à sua habilidade com línguas, ao seu bom humor e à sua inteligência. 
 Mas a Wikipedia tem duas representações de Cleópatra:


 Ela parece ser uma mulher com beleza mediana, nem bonita nem feia... De qualquer maneira, nada disso não vai afeta a beleza que o cinema e a literatura atribuem à Cleópatra, um ícone da cultura humana!


Nenhum comentário: