As maiores cientistas da história


 Os números são impressionantes: Apenas 29 mulheres (das quais somente dez se dedicavam às ciências) entre 300 homens ganharam o prêmio Nobel desde sua criação em 1901. Já aqui no Brasil, apenas 10% dos membros da Academia Brasileira de ciências é do sexo femininoMas é lógico que o baixo número de mulheres entre as organizações científicas e os premiados pela dedicação aos estudos não tem ligação com a baixa produtividade ou capacidade feminina, ao contrário, as cientistas tem que publicar, em média, três vezes mais artigos que os homens para ter o mesmo grau de reconhecimento.
 E para reconhecer o papel das mulheres nas Ciências que aqui está a lista com as maiores cientistas da História:







Marie Curie



 Dos cinco prêmios Nobel de química e física entregues a mulheres, Marie Curie foi laureada duas vezes com um Prêmio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido Pierre Curie e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio.




Maria Goeppert-Mayer

 Maria Goeppert-Mayer recebeu o prêmio de Física em 1963 ao lado de Eugene Wigner e J. Hans D. Jensen por pesquisas sobre a estrutura do átomo e seu núcleo. Trabalhou na separação deisótopos de urânio para construção da bomba atômica no Manhattan Project. Continuou suas pesquisas no Institute for Nuclear Studies da Universidade de Chicago (1945) e no Argonne National Laboratory (1946-1960). 





Irène Joliot-Curie

Em 1935, a filha do casal Curie, Irene Curie, levou mais um prêmio Nobel para a família (foram três prêmios para a família francesa ). A exemplo do que ocorrera antes com a mãe, ela dividiu o
prêmio de Química com o marido, Frederic Joliot pelos estudos no campo da estrutura do átomo e da física nuclear.
Demonstraram a existência do nêutron, e descobriram em 1934 a radiatividade artificial, o que lhes valeu o Nobel de Química de 1935.





Dorothy Crowfoot

 Nascida no Cairo e naturalizada britânica, Dorothy Crowfoot é mundialmente famosa por seus trabalhos sobre a estrutura das macromoléculas com o uso da difração do raio-X.
 Em 1964, Dorothy Crowfoot ganhou sozinha o prêmio Nobel de Química pela determinação da estrutura de compostos da vitamina B12, necessários ao combate de anemia perniciosa.





Marie-Anne Pierrette Paulze

 Marie-Anne Pierrette Paulze (Montbrison, 20 de janeiro de 1758 — Paris, 10 de fevereiro de1836) foi uma química e aristocrata francesa, foi esposa e colaboradora de Antoine Lavoisier. 
 Marie-Anne foi inovadora na apresentação das suas ilustrações. Estas eram de tal forma precisas e detalhadas que podiam ser utilizadas para recriar de forma fiel os materiais e apparatus de Lavoisier.





Hipácia de Alexandria

 Primeira mulher cientista da história, nascida em Alexandria, cidade que reunia as mais importantes obras científicas daquela época, a primeira mulher a nos chegar registro de ter trabalhado e escrito sobre matemática, cujo estúpido episódio de sua morte é considerado como marco do fim de Alexandria como centro de ciências, porém esta brilhante mulher é hoje mais lembrada por seu martírio que pelos seus dotes intelectuais.





En Hedu'Anna

A acádia Enheduana viveu em aproximadamente 2.300 a.C. (geralmente especificado como o período entre 2.280 e 2.200 a.C.), sendo a primeira princesa na história a tomar o posto de Alta Sacerdotisa, na cidade de Ur, que na época fazia parte da Babilônia.
 Ela ajudou a decifrar as estrelas e desenvolver os calendários, tornando-se um símbolo e referência importante para os astrônomos e matemáticos. Ela foi também a primeira autora da literatura universal, devido ao fato de, apesar de haver outros autores (como, por exemplo, os escribas), ser Enheduana a primeira a assinar suas obras.





Maria, a Hebreia

Durante o século 1, uma quimica chamada Maria, a Hebreia deu uma enorme contribuição à ciência biológica inventando, na Alexandria, o tão útil banho Maria, método utilizado tanto na cozinha como em laboratórios químicos e na indústria (farmacêutica, cosmética, conservas etc.) para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente







Trótula

 Ela foi a maior autoridade em ginecologia medieval e do renascimento, uma mulher formada na Escola de Medicina de Salerno que teria escrito por volta de 1150 d.C. os mais populares tratados de cosmetologia e saúde de mulheres.
 Algumas referências sugerem que Trótula, teria sido um homem que viveu no século IX, que se travestia de mulher para tratar de mulheres. Essa seria sua única opção, pois era então proibido um homem cuidar de uma mulher no papel de médico.



Annie jump Cannon

 Estadunidense que foi a astrônoma mais famosa da sua época, a primeira mulher de destaque na Astronomia e, também, foi a primeira mulher a receber o grau de doutor honoris  da University of Oxford.
 Foi responsável pela descoberta fotográfica de 5 novas e 300 outras estrelas. Tornou-se conhecida por desenvolver um sistema de classificação de estrelas por seu espectro e compilar uma bibliografia de 200.000 referências sobre estrelas. Também foi a primeira mulher diretora da American Astronomical Society.
 Seu trabalho prolongou-se por mais de quarenta anos, durante os quais as mulheres foram ganhando espaço como cientistas.




Henrietta Swan Leavitt

 Henrietta Swan Leavitt (4 de julho de 1868, Lancaster, Massachusetts — 12 de dezembrode 1921, Cambridge, Massachusetts) foi uma astrônoma estado-unidense famosa por seu trabalho sobre as estrelas variáveis.
 Ela descobriu e catalogou 1777 estrelas variáveis situadas nas Nuvens de Magalhães. Em1912, a partir de seu catálogo, ela descobriu que a luminosidade das variáveis cefeidas era proporcional ao seu período de variação de luminosidade. Essa relação período-luminosidade é a base de um método de estimação das distâncias de nebulosas e de galáxias no Universo.
 O asteróide 5383 Leavitt foi assim chamado em sua homenagem.



Rosalind Franklin

 Rosalind Franklin (1920 - 1958) foi uma biofísica britânica nascida em Londres, pioneira da biologia molecular, que, empregando a técnica da difração dos raios-X, concluiu que o DNA tinha forma helicoidal (1949).
 Esteve prestes a desvendar a estrutura do DNA e seus achados foram fundamentais para que o bioquímico norte-americano James Dewey Watson e os britânicos Maurice Wilkins e Francis Crick confirmassem a dupla estrutura helicoidal da molécula do DNA, dando-lhes o Nobel de Medicina ou Fisiologia (1962). Embora utilizando dados e fotografias de raios-X obtidos por ela, Crick e Watson, não só não a incluíram no artigo original publicado na revista Nature, como omitiram sua decisiva contribuição na elucidação do problema.







 Atualmente, as estatísticas mostram que está havendo um aumento do número de mulheres na produção científica, e já são maioria nos cursos de graduação e no mestrado. Ao que tudo indica, vai haver uma "feminização" nas Ciências, com a presença feminina nos laboratórios maior que a de homens.


       Curtiu? Clique no anúncio abaixo e ajude o blog! Obrigado!


3 comentários:

Profe Digital disse...

legal, bom saber isso!

FRANCIELE disse...

nos achamos legal ler sobre as mulheres que fizeram historia na ciencia.

debora disse...

gostei bastante me ajudou no meu trabalho de ciências !!