Os outros candidatos ao Nobel da Paz 2009

 Como se sabe o presidente estadunidense Barack Obama foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz. Alguns dizem que não foi merecido, pois o presidente nada fez de concreto para merecer o Prêmio, segundo o comitê no Nobel, Obama foi premiado “por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”.

 Mas e quanto aos outros candidatos?






Morgan Tsvangirai
 Morgan Tsvangirai atualmente ocupa o cargo de primeiro-ministro do Zimbábue, o país que pertence ao ditador Robert Mugabe ("O Zimbábue é meu", disse ele em 2008). Ele tem participado ativamente de movimentos a favor dos direitos humanos e políticos do seu país e por isso já foi detido e sofreu torturas diversas vezes.
 Vale mencionar que o Zimbábue enfrenta uma situação difícil na área alimentar há vários anos e a inflação está fora de controle (165.000%), o desemprego alcança níveis altíssimos (80%) e a expectativa de vida não passa dos 40 anos. Além disso, o país apresenta renda per capita anual abaixo de US$ 1.000 e  mais de 5% da população está infectada pela  Aids.





Hu Jia
Hu Jia é um ativista dos direitos humanos da China e tem dedicado a sua vida a diversas causas, incluindo as questões ambientais, a proteção dos doentes de AIDS e a realização de um inquérito oficial ao Massacre da Praça de Tiananmen em 1989. Hu Jia é igualmente um dos coordenadores do "Movimento de Advogados de Pés Descalços".
Foi laureado com o prêmio Prémio Sakharov e 2008 e se encontra preso, cumprindo a sua pena de três anos e meio de prisão por "incitamento à subversão do poder de Estado."



Piedad Cordoba
Senadora da Colômbia desde 1994, Piedad Cordoba tem trabalhado principalmente pelos direitos da mulher, pelas minorias étnicas e sexuais e pelos direitos humanos.
Em agosto de 2007 Córdoba envolveu-se no tema do acordo humanitário entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o governo do presidente Álvaro Uribe, autorizada pelo governo do qual é opositora.



Ingrid Betancourt
Sequestrada em 2002, enquanto fazia campanha para as eleições presidencias, Ingrid Betancourt estava envolvida em diferentes movimentos contra as drogas e em causas ambientais.
Íngrid concorrera ao cargo de senadora na eleição de 1998 - a quantidade de votos que recebera fora a maior entre todos os candidatos ao senado daquela eleição. Durante seu mandato recebera ameaças de morte por uma organização militar desconhecida, forçando-a a enviar seus filhos para Nova Zelândia.
Em julho de 2002 foi libertada do cativeiro nas selvas colombianas, junto com mais 14 reféns.



Prince Ghazi bin Muhammad
Além de ser príncipe da Jordânia, Ghazi bin Muhammad é também professor de filosofia e advogado. Ele defende a harmonia e respeito recíprocos entre as religiões do mundo contemporâneo.
Questões religiosas são uma das maiores causas de guerras no mundo.


Rebiya Kadeer
Líder da etnia uigur, minoria muçulmana na China, Rebiya Kadeer de 63 anos, dirigia uma grande empresa em Xinjiang, que utilizava para dar emprego e melhor condições de vida para pessoas da etnia uigur, tornando-se ativista dos direitos das mulheres e da minoria étnica.

Foi presa quando entrava num hotel para discutir as questões humanitárias com um grupo de congressistas norte-americanos. Foi acusada de ter "dado informações secretas a estrangeiros"




Quando saiu da prisão, exilou-se nos EUA e de lá se tornou líder do World Uyghur Congress.



Sima Samar


Sima Samar, é a presidente da Comissão Afegã Independente dos Direitos Humanos (AIHRC), uma organização afegã dedicada à defesa dos direitos humanos e à investigação dos seus abusos. É desde 2005, Delegada Especial das Nações Unidas para a situação dos direitos humanos no Sudão. Também é médica.









 O prêmio Nobel da Paz deste ano teve um número recorde de inscrições, 205 entre pessoas e organizações! Será que os "esforços extraordinários" de Obama superam a luta dessas pessoas?






 Não gostou? Critique (com educação) e ajude a melhorar!
 Gostou? Elogie!
 Discorda do que foi dito? Dê a sua opinião! 
 Gostou muito? Elogie, dê sua opinião e Volte sempre!

3 comentários:

Hassgakoo disse...

Na verdade os esforços dele ainda não aconteceram, porem ele tem um potencial imenso para isso e o premio foi mais como um alerta, uma espécie de pressão contra ele para que não acabe seguindo o caminho de seu antecessor.

Igor disse...

Todos nós temos potencial para fazer grandes coisas, o prêmio deve ser dado a quem fez grandes ações para manter a paz como tem sido feito até hoje. Torço para que Obama dê motivos para ter sido agraciado com o Nobel da Paz.
=)

SalvaShow disse...

Também, com esses concorrentes até eu seu salvasse um gato ganharia....